segunda-feira, 21 de abril de 2014

Desamarelando com Violeta Genciana



Violeta genciana é um antisséptico de pigmentação violeta, usado como truque por muitas loiras para tirar o aspecto amarelado dos fios. Vocês podem encontrá-lo em farmácias, por um custo bem baratinho, cerca de R$ 3,00.





Como usar violeta genciana
Adicionando uma ou duas gotinhas ao shampoo, condicionador ou máscara.

No shampoo: evite shampoos antiresíduos e shampoos transparentes, pois eles tem maior poder de limpeza e acabam impedindo a pigmentação dos fios. Use shampoos perolados ou leitosos.

No condicionador ou máscara: podem ser utilizados desde que o creme seja de cor BRANCA. Cremes de outras cores poderão afetar a cor final da mistura, sendo que o resultado deve ser a cor LILÁS.

Na água: Com os cabelos secos, adicione duas gotinhas de violeta genciana a 1 litro de água (que deve estar em um pote ou bacia), misture e mergulhe o cabelo na água. Depois, despeje a água que restar em todo o cabelo, deixe agir por 1 minuto, e enxague.

O tempo que o produto deve agir depende muito da tonalidade e do nível de porosidade do cabelo. Adicionada a shampoo ou cremes, o tempo médio é de 2 minutos. Em cabelos mais porosos/ásperos, o tempo deve ser menor. O ideal é, após a aplicação, ficar observando a pigmentação no espelho.


IMPORTANTE
- Não misturem violeta genciana com tintas, tonalizantes, água oxigenada nem nenhum tipo de produto "químico". Tenham sempre em mente que o VG é um antisséptico que vocês estão usando como truque, e não um matizador de cabelos loiros. Então, utilização correta para evitar tragédias, ok?

- É importante lembrar que o VG não é tinta nem um clareador, então não mudará o seu tom de loiro. Ele irá agir em cima do tom de loiro que seu cabelo foi descolorido, matizando a cor amarelada. Pra obter um resultado platinado, você tem que ter um cabelo descolorido até esse tom.

- O tempo para reaplicação do VG é de pelo menos duas semanas. Não desconsidere esse tempo ou, devido ao álcool presente na composição, o violeta genciana poderá ressecar os seus fios. Algumas meninas deixam o vidrinho aberto, exposto ao sol, para fazer com que o álcool evapore, mas isso reduz, não elimina o álcool do produto.

- Se eu cabelo manchou, nada de pânico. Lave os fios com shampoo antiresíduos ou shampoo de bebê. Se ainda assim continuar manchado, continue lavando com shampoo perolado até sair completamente.

E afinal, qual a melhor técnica para aplicar o violeta genciana?

Com relação à cor/matização, você pode obter o resultado desejado com qualquer um dos processos. O da água é o mais rápido, e com o condicionador ou máscara vocês podem observar e controlar melhor a tonalidade final.

Com shampoo, é o único processo que eu não recomendo, pois o ideal é nunca deixá-lo no cabelo por mais de 30 segundos. Mesmo em uma lavagem normal, se seu cabelo tiver muito sujo, é melhor repetir várias lavagens rápidas do que fazer uma demorada.

Uma aplicação rápida (como a com água) ou acompanhada de hidratação (como a com condicionador ou máscara) já diminui as chances de fios ressecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário