terça-feira, 10 de maio de 2011

Eu sou normal e você? Igualdade para todos!


Se aceite!

• Numa atividade em sala de aula a professora pergunta:


Professora: _Qual personagem de conto de fadas vocês querem ser?
Aluna1: _A Branca de Neve.

Professora: _Por que?
Aluna1: _Ela é linda, e tem um príncipe que à ama, com cavalos, castelos, e ela tem um final feliz.

Professora: _E você?
Aluna2: _Eu quero ser a Rapunzel. Porque ela é linda, e tem um principe que lutou por ela. E ela mora em um castelo gigante, o mais bonito de todos!
Professora: (virando-se para uma menina especial) E você Marina, qual você quer ser?

Marina: _Eu quero ser a princesa Fiona, do Shrek.

Professora: Mas por que? Você não quer ser a Cinderela, ou outra mais bonita?

Marina: _ Não. A Fiona é a mais bonita. Ela se aceita como ela é, diferente de todos como eu, pra viver com quem ela realmente ama e que também ama ela de verdade. Ela tem um burro que fala, isso não é mais legal do que cavalos tia? Veja só, ela é feliz e não precisa de castelos nem de um homem bonito por fora. Eu queria um Shrek pra mim. Queria que alguém me aceitasse por quem eu sou. E ele me ensinou que eu não preciso ser perfeita pra ter um final feliz.

--------------------------------------------------------------------------------
Boneca com sindrome de Down...03/01/2008 Folha de São Paulo

Aparentemente é uma boneca normal, mas quem prestar mais atenção notará os traços típicos de bebês com síndrome de down. O primeiro brinquedo com essas características se chama Baby Down e é uma das novidades de sucesso do mercado espanhol para as celebrações do próximo dia dos Reis, no próximo domingo (6).

A boneca tem versões menino e menina. Os olhos, orelhas, nariz e a boca reproduzem os sintomas mais vísiveis da condição.

A língua fica para fora e os pés e as mãos são menores do que o normal. No pulso uma pulseira de recém-nascido com o logotipo da Associação Espanhola de Síndrome de Down.

"O objetivo é promover a integração. Que as crianças aprendam a conviver, aceitar e compreender as diferenças. Os brinquedos são uma grande ferramenta para ajudar na integração social. Se há anos surgiram as bonecas de raças diferentes, porque não uma com outras características especiais?", disse Carmen Villar, diretora da empresa espanhola Super-Juguete, que fabrica e distribui o brinquedo.

Esgotada

A boneca custa R$ 65, dos quais R$ 8 vão para a Associação Espanhola de Síndrome de Down, que apoia a campanha.

BBC
Boneca apresenta traços de crianças portadoras da síndrome de down
Boneca apresenta traços de crianças portadoras da síndrome de down

Para o lançamento foram fabricadas 3.000 unidades, que já estão esgotadas. E a fábrica tem pedidos também de outros países como Estados Unidos, França, Portugal e Itália.

A idéia era testar a aceitação na próxima festa do dia dos Reis Magos --data em que as crianças recebem os presentes, segundo a tradição espanhola.

A Associação Espanhola de Síndrome de Down (A.E.S.D.) defendeu o projeto, lembrando que os brinquedos representam heróis que nem sempre correspondem com a realidade.

"Nem todas as crianças são como a Barbie ou têm a força ou a velocidade de super-heróis em miniatura. Na sociedade temos diferenças que nem sempre se projetam no mundo infantil por medo ou vergonha", por isso essa boneca ajuda a promover o respeito, disse Isidoro Candel, pedagogo da A.E.S.D.

Baby Down tem também um folheto de instruções que explica aos menores as características da síndrome e indica como brincar com outras crianças que possuem estes síntomas.

O manual ensina, por exemplo, a importância de distinguir cheiros, sabores, tatos e sons, contando que o maior desenvolvimento dos sentidos é um dos traços típicos dos bebês afetados pela trissomia 21 (síndrome de down).

"A boneca não faz nada de especial. Sua diferença é o aspecto. Notam-se principalmente os dedinhos separados e a língua para fora. Foi pensada para que as crianças passem a ver com naturalidade este tipo de problema", definiu Pedro Cubells, inventor do brinquedo.

Divulgue essa idéia...
bjkas
Ana Carla

Um comentário:

  1. Hai que lindinha!!!
    Eu tenho meu bonecão de verdade aqui em casa, falei e postei foto dele no chá que teve domingo no blog. Tu não pode vir néh amiga?
    Bjos Carinhosos

    ResponderExcluir