domingo, 16 de janeiro de 2011

Dicas para obter e aumentar a Auto Estima Feminina


A pergunta é simples: Qual é o seu valor? Se tiver dificuldade ou não soube responder, não se assuste, é muito comum que isso aconteça. Normalmente temos muito mais facilidade em atribuir valores aos outros do que nos mesmos. Por que isso acontece? A autoestima surge através de relações positivas e negativas desde o nosso nascimento. Quanto mais a criança se sentir amada e segura, maior será a chance dela se tornar um adulto confiante. Por outro lado, uma criança que cresce ouvindo que não é desejada, não é capaz, que não é inteligente, não é bonita e etc., provavelmente será um adulto inseguro, resultando em dificuldades para escolher uma profissão (não sou bom em nada), para fazer amigos (não sou legal o suficiente) e para as conquistas amorosas (não sou bonita).
É importante dizer que a autoestima é o valor interno que atribuíamos a nos e não tem relação com o externo (físico), afinal se fosse dessa forma apenas as atrizes e modelos teriam uma boa autoestima. Realmente a mulher pode se sentir melhor estando bem arrumada, porém isso não significa ter autoestima, até porque uma mulher insegura pode ser extremamente vaidosa (medo de ser julgado pelos outros) enquanto outra pode sair de casa sem pentear os cabelos e ser super confiante (sou bonita de qualquer forma).
Os sinais da baixa autoestima são muitos e podemos citar dentre eles: necessidade de aprovação (reconhecimento e agradar); dependência (financeira e emocional); insegurança (ciúmes) ; não se permite errar, perfeccionista; sentimento de não ser capaz de realizar nada; não acredita em si e em ninguém; dúvidas constantes, duvida de seu próprio valor; depressão; ansiedade; inveja; medo; raiva; agressividade; comodismo; vergonha; dificuldade em crescer profissionalmente e sentimento de inferioridade.
Como fazer para melhorar a autoestima? Não existem formulas mágicas, a única solução é o autoconhecimento, podemos comparar nossas vidas a um guarda-roupa bagunçado, onde é muito difícil encontrar uma roupa limpa (qualidades), por isso é preciso ver quais roupas precisam ser lavadas, quais não servem mais (se livrar das mágoas que apenas pesam e ocupam espaço em nossas vidas) e quais estão ali novinhas sem nunca terem sido usadas (potencial).
Apesar de trabalhoso, o autoconhecimento nos permite ver as coisas com mais clareza, encontrando nossas qualidades, muitas vezes abafadas e anuladas por nos e pelos outros. O primeiro passo é querer a mudança, tendo dificuldades, não tenha vergonha de procurar um profissional. Seja feliz!
Andreia Mattiuci

Por Andreia Mattiuci

Psicóloga clínica especializada em psicoteria, terapia de casal e gravidez. É apaixonada pelo que faz e extremamente gratificada por auxiliar as pessoas em momentos de fragilidade. CRP: 06/91301
E-mail: andreia@dicasdemulher.com.br
Site: http://www.andreiamattiuci.net

O momento em que percebemos que gostariamos de melhorar o nosso próprio corpo e aprender a ama-lo ainda mais é quando depois do banho nos olhamos na frente do espelho e temos medo de olhar o próprio reflexo pensando no que veremos…celulites, estrias, seios caídos… Mas nao é sempre que precisamos apenas de uma dieta e de algumas horas de academia: sem muitos esforços é possível mudar o modo em que nos vemos e aprender a aumentar a nossa auto-estima, mesmo quando o corpo nao é perfeito. E aqui vão 10 conselhos para fazer resplender a nossa beleza e minimizar os defeitos.



1. Alimentar-se bem
Ser bonita e sexy não quer dizer obrigatoriamente ser magra: formas generosas são com certeza mais sensuais que ossos à vista! Então devemos nos alimentar com boas comidas e muita água para hidratar o corpo e estar sempre cheia de energia.
2. Acabando com a barriguinha
A barriguinha é definitivamente desagradável: mas com um pouco de esforço, muitas abdominais por dia e alimentando-se com comidas que nao incham na barriga podemos amenizar bastante a nossa eterna inimiga.
3. Esfoliar o corpo!
Ter um bom tom muscular é uma maneira de melhor para sentir-se em forma: um físico tonico e em forma é sempre bem visto , voce sendo magra ou nao.
4. Hidratar a pele
Para se sentir mais bonita é preciso cuidar da nossa pele: uma pele macia, lisa e luminosa nos faz qualquer mulher se sentir sensual e bem cuidada.
5. Pele bronzeada
A pele bronzeada esconde os defeitos (por ex. a celulite e a gordura) e nos dá um ar de saudável: então vamos aproveitar o verão para pegar uma corzinha!
6. Cabelos sempre bem cuidados
Cortar as pontas a cada 3 meses, uma cor brilhante, raiz sempre feita, um corte que valorize o formato do seu rosto: os cabelos também fazem parte de voce e se queremos estar sempre bem com nós mesmas, devemos mante-los em forma seguindo os conselhos para mante-los sempre hidratados e fortes.
7. Mãos e pés sempre bem tratados
As nossas extremidades nao podem ser esquecidas. Com manicure e pedicure sempre em dia seremos sempre prontas a tudo!
8. Um pouco de maquiagem
Valorizamos os nossos pontos fortes com um mínimo de maquiagem e minimizando as imperfeições: alguns pequenos retoques são sempre um toque a mais.
9. Dentes bem cuidados
Não vamos esquecer dos dentes: se queremos ter um sorriso branco e natural devemos ir regularmente ao dentista, para controles e uma limpeza, além daquela que fazemos todos os dias.
10. O perfume!
Aquilo que precisamos é uma fragancia que se identifique com a nossa pele, um perfume leve e agradável que complete a nossa transformação em mulheres sensuais e seguras, que conseguem amar o próprio corpo com todos os seus defeitos.
Daqui e daqui.

3 comentários:

  1. Arrasou nas dicas Aninha..
    Servem para nos lembrar o quanto somos especiais e como é bom nos cuidarmos..
    Xeruuu

    ResponderExcluir
  2. Eu não poderia sair da net sem vim aqui agradecer este fantastico texto que vc postou.veio de encontro com meu coraçaõ,falou muito ao meu coraçaõ.obrigada pelo texto da auto estima.não consegui postar nele.MAS VALEU!
    Aproveito para te desejar uma semana abençoada e bastante produtiva.posso escrever esse texto em meu blog?
    Bjão super carinhoso,
    lidiane.

    ResponderExcluir
  3. Olá Carlinha amei o texto Auto Estima, aliás gosto de tudo aqui no blog! Parabéns bjos

    ResponderExcluir