domingo, 31 de outubro de 2010

Tipos de Fogão

Gente, eu adoro uma faxina, mas sempre paro antes de limpar o fogão, sabe qual a coisa mais chata de limpar? O fogão!!! Tem que desmontar as bocas, ariar com bombril e sabão de coco, iiiihhhhhhh, muito trabalhoso. Confesso que dou sóo uma limpadinha com esponja e limpador líquido, passo um paninho e só quando as bocas estão bem horrorosas que eu tiro pra limpar, ah me poupem... Esse é meu primeiro fogão foi comprado quando eu nem sonhava em conhercer o maridex, mas eu comprei pra quando fosse montar minha casinha, um consul de 299,00 a sete anos atrás. Depois que a gente compra, que percebe os defeitos de cada produto, não que ele tenha defeitos, só que ele não veio com o lugar da lâmpada no forno, e olha que faz uma falta. Ele é daqueles que a boca é inox, uns 2 anos após começaram a lançar as bocas pretas(óh glória!). Fora isso, ele é meu ajudante na cozinha... Outra coisa que acho que seria bem viável, sabe os cooktops de programas de TV, eles são lisinhos, sem bocas, só a marquinha delas, a gente, esse é meu sonho de consumo, só que em fogão normal , com forno, será que existe? Porque ficar limpando boca ninguém merece! Quando eu terminar a obra daqui da cozinha vou trocar meu fogão, aí vou analisar bem, já viram os novos modelos com os botões em cima, parecendo cooktop, amei... Então; vamos a pesquisa:

Se você acha que fogão é tudo a mesma coisa, está enganado. Há diversos modelos disponíveis no mercado com os mais variáveis tamanhos, preços, funções, acabamentos, etc. Se você está pensando em comprar um fogão, atente a detalhes como espaço disponível na sua casa, se o material usado no acabamento será fácil de limpar e manter limpo, número de bocas e tamanho do forno.

Conheça um pouco mais sobre fogões e faça a melhor escolha.

Quais são os tipos de fogão?

Fogão de Piso - Tradicionais e versáteis

É o modelo convencional que pode ser colocado em qualquer lugar, sem precisar de instalação. O funcionamento é a gás, tem um forno (ou dois nos modelos mais modernos) e opção de quatro, cinco ou seis bocas.


Fogão de Embutir - Planejados e elegantes

Assim como os convencionais, esse modelo tem forno (um ou dois) e quatro ou seis bocas. Seu diferencial é que pode ser embutido em pias ou armários, ficando suspenso nesses móveis. É importante que tenha ventilação tangencial de resfriamento, que impede o aquecimento das paredes e móveis com os quais tenha contato.

Facilita a limpeza da cozinha já que não é preciso ficar arrastando-o para limpar o chão e atrás dele, porém não permite que você o mude de lugar sem passar por reformas.

Fogão de Mesa (Cooktop e Dominó) - Charme e desing diferenciado

Os modelos cooktop e dominó têm apenas as bocas superiores numa base que pode ser instalada em pias, móveis, mesas, etc. São bonitos, modernos e eficazes principalmente para casais sem filhos ou pessoas que moram sozinhas. Vale lembrar que estes modelos não têm forno, por isso costumam ser instalados em áreas de lazer, próximos a churrasqueiras, fornos de pizza e em coberturas.

O que é e para que serve a válvula de segurança?

É um sistema de segurança que corta a passagem de gás quando a chama s e apaga ou um botão é pressionado acidentalmente. O sistema foi tão bem aceito, que todos os fogões domésticos fabricados no Brasil deverão obrigatoriamente contê-lo. Os mais novos já tem.

Como escolher um fogão?

O fogão tem características que abrangem todos os modelos, mas podem variar quanto a alguns recursos. Confira algumas funcionalidades que o fogão pode ou não apresentar e pense no que será mais útil para o seu dia-a-dia.
  • Porta - as portas do fogão podem ter vidro duplo ou triplo, isso mantém a temperatura interna alta, mas não deixa o exterior quente, evitando queimaduras caso crianças esbarrem no fogão.

  • Trava - recurso útil para casas com crianças. A trava pode ser na porta, impedindo a abertura do forno, ou também nos botões, evitando que o gás seja ligado na ausência de adultos.

  • Válvula de Segurança / Corta-gás - interrompe a passagem de gás quando não há chama. É item obrigatório.

  • Grill - função do forno que permite grelhar e dourar os alimentos. O fogão 4 bocas Brastemp XY460B possui forno com grill elétrico e capacidade para 84L, painel digital com timer e relógio, trava de segurança e porta com vidro triplo.

  • Capacidade do Forno - deve estar de acordo com as receitas que você pretende fazer e com o tamanho da sua família.

  • Forno Duplo - os fornos podem ser duplos, o que possibilita o preparo de dois pratos diferentes ao mesmo tempo. O fogão com forno duplo Electrolux Celebrate 56dxsba089 possui válvula de segurança corta-gás, prateleira deslizante, porta e tampa removíveis, grill elétrico, timer e mesa sem furação.

  • Forno Elétrico - alguns fogões apresentam forno elétrico, com funções distintas para descongelar, assar, gratinar etc.

  • Forno Autolimpante - queima as gorduras das paredes do forno. O fogão de embutir Mabe FGMB004ETGDA1BR tem forno autolimpante, timer, grades deslizantes, porta e vidro removíveis.

  • Grades Individuais - uma grade para cada queimador (boca), facilita a limpeza.

  • Mesa sem Furos - impede que a sujeira fique concentrada nos buracos e impede que os líquidos entrem no fogão.

  • Porta e vidro removíveis - facilidade para limpar. O fogão de 5 bocas Electrolux Celebrate 76TB tem a porta do forno e a tampa de vidro removíveis, mesa sem furação, timer, prateleiras deslizantes e grill elétrico.

  • Queimadores - você pode escolher o número de bocas e também entre potências distintas. Um fogão que reúne queimadores de diferentes capacidades torna possível o preparo de pratos variados, simultaneamente.

  • Timer - programa o funcionamento do fogão por um período determinado e interrompe automaticamente ou emite um sinal sonoro, quando o tempo de preparo é atingido.

  • Prateleiras Deslizantes - facilitam a retirada de alimentos do forno.

  • Estufa - parte inferior do fogão que permite manter a temperatura dos alimentos armazenados.

  • Níveis de Temperatura - os fornos podem oferecer vários níveis de temperatura, permitindo maior controle no preparo dos pratos.

  • Ventilação Tangencial - não deixa o calor atingir os móveis e paredes próximos ao fogão.

  • Termostato - mantém a temperatura do forno constante.

Como escolher um cooktop?


O cooktop é boa pedida quando se tem pouco espaço ou para os gourmets que preferem adotar um forno elétrico de embutir, no lugar do fogão tradicional. Um cooktop e um forno de embutir, juntos, não ficam devendo nada a um fogão de chão. Além disso, os cooktops conferem charme e elegância à cozinha e são fáceis de limpar.


Para escolher um cooktop, você pode usar muitos critérios comuns à escolha de um fogão como quantidade e potência de queimadores. Outros recursos interessantes para avaliação são:


  • Material de Acabamento - variam entre acabamento em inox, vidro e vitrocerâmico. Os dois últimos são extremamente fáceis de limpar. O fogão Continental Cooktop 5 bocas CIT75740BD tem acabamento em vidro temperado preto e botões removíveis com trava de segurança.

  • Funcionamento - a gás, elétrico ou por indução. Os cooktops que funcionam por indução eletromagnética costumam exigir panelas magnéticas e geram calor apenas na panela, não aquecendo o restante da superfície. O fogão cooktop Brastemp BDJ60E funciona por indução, vem com teclas pré-programadas em seu painel eletrônico, sistema antiderramamento e função simmering que esquenta sem deixar atingir a ebulição, ideal para molhos e cremes e para manter os alimentos aquecidos.

  • Painel - pode ser eletrônico e vir com funções pré-programas, o que traz praticidade ao preparo de alimentos.

  • Sensor - há Cooktops com um sensor que detecta a presença da panela, se ela não estiver bem-posicionada, um sinal sonoro é emitido. Alguns modelos desligam automaticamente após um intervalo sem que a panela seja posicionada.

  • Iluminação Residual - assim como o sensor que detecta a panela, este é um recurso de segurança. Com a iluminação residual, você sabe quando a superfície do cooktop está em alta temperatura pela presença da luz. O fogão cooktop Fischer 2703 oferece esse recurso e vem com 4 queimadores, sendo que dois são super-rápidos. O acabamento é vitrocerâmico, fácil de limpar.

  • Sistema Antiderramamento - essa função desliga o cooktop quando o líquido derrama sobre o painel.

Caraca, por isso que são tão caros, os benditos só faltam fazer as compras e pôr a mesa!

Dicas de Segurança no Uso de Fogões

  • Mangueira e Regulador de Pressão- devem ser trocados a cada cinco anos.

  • Panelas e Frigideiras - não devem ficar com os cabos virados para fora, para evitar acidentes. Panelas com fundo deformado também podem cair e causar acidentes. Prefira panelas com fundo largo que aproveitam melhor o calor.

  • Alimentos Líquidos - procure prepará-los nos queimadores de trás, para não ter riscos de ferverem e atingirem alguém.

  • Fósforo - acenda primeiro o fósforo e só depois ligue o gás.

  • Tomada - use uma tomada exclusiva para o fogão, sem mais nenhum outro aparelho conectado.

  • Chamas - quando houver ruídos ou alteração na cor das chamas, consulte um técnico.

  • Luvas - use luvas térmicas ao retirar os alimentos do forno.

  • Estufa - retire os alimentos e objetos da estufa antes de ligar o forno.

  • Embalagens - abra as embalagens ao esquentar os alimentos, para evitar explosões.

  • Fogo - em caso de acidentes, desligue os botões e abafe o fogo com uma tampa de panela ou pano molhado.

  • Vazamento de Gás - ao perceber o vazamento, não acione interruptores elétricos e não acenda qualquer tipo de chama. Abra as janelas e portas e feche o regulador de pressão no botijão de gás. Consulte um técnico para verificar o problema.

  • Instalação - instale o fogão longe de panos, cortinas, portas e janelas e não utilize prateleiras sob o fogão. Opte por um local sem muita ventilação e mantenha distância mínima de 85 cm de teto e armários e 5 cm de móveis e paredes.


Como limpar o fogão?

Tire o fogão da tomada e passe um pano com água e sabão, sem arranhar. Enxugue com um pano seco. Nunca utilize palha de aço nem jogue água enquanto a superfície do fogão estiver quente. Procure limpar o fogão sempre que usá-lo para não acumular sujeira.


Ah gente, eu quero um fogão normal, tradicional com tampo ou mesa de cooktop que é mais fácil de limpar, não precisa nem fazer essas coisas todas, sendo lisinho, já facilita muito, será que dá pra adaptar? (Olha o perigo, ou não!) Não achei nada a respeito, só que se o cooktop a gás usa vidro temperado, porque não inventaram um tradicional com vidro?


E vocês, também querem? Vou mandar a idéia pro fabricante, pra ver se ganho um desconto, kkkk, até eu poder trocar o meu consul, já terão inventado. kkkkk

bjkas e uma ótima semana na paz de Deus.
Ana Carla

2 comentários:

  1. Adorei a sua materia. Bem esclarecedora e humorada. Sorte minha ter clicado sem querer no seu blog. Amei!

    ResponderExcluir
  2. Your stуle is really unіque compared
    to othеr рeople I've read stuff from. I appreciate you for posting when you've got the oрportunity,
    Guess I'll just bookmark this blog.

    Visit my web page :: planetside 2 hacks

    ResponderExcluir