segunda-feira, 26 de julho de 2010

Escolhendo a Cor - dicas

Que cor é a mais conveniente para esta habitação? Seguramente que muitos de nós já fizemos essa pergunta mais que uma vez. E a dúvida surge com razão, porque a cor de uma habitação é um factor fundamental na decoração de interiores. E quando falamos de cor, não falamos apenas da cor das paredes, mas também do resto dos elementos que compõem uma habitação: cortinas, móveis, lâmpadas, almofadas, quadros…

Decoração de Interiores: coresExistem várias formas de decidir que cor será a mais conveniente para a pessoa decoração. A primeira forma que te vamos explicar é: procurar a cor partindo do ambiente desejado e de um objecto chave. É essencial definir o ambiente que queres criar na habitação. As cores e as texturas são as que estão encarregadas de criar um ambiente mais ou menos apropriado e convincente.

O passo seguinte que devemos dar é realizar um pequeno inventario dos objectos que vamos colocar na habitação. Seguramente que há objectos que gostas ou objectos que pensas que irão melhor com o ambiente decorativo que desejas criar. Uma vez pensado nestes elementos, entre eles devemos escolher o nosso objecto preferido, porque este tem que ficar em destaque. Pode ser um quando, uma almofada, as cortinas, um móvel, … Estudando atentamente as cores que compõem este objecto, poderás determinar duas ou três cores ideais para a habitação.

O princípio é, portanto, partir sempre do nosso objecto preferido para elaborar uma colocação geral. Assim confeccionaremos globalmente seguindo o procedimento seguinte: ambiente desejado + objecto preferido. Desta forma destacaremos o nosso objecto preferido e alcançaremos o ambiente que desejamos da habitação.

Outra forma de eleger que cor é a mais apropriada para uma estância é dependendo da orientação da mesma. A orientação da habitação é determinante na escolha de uma cor. Se a habitação está orientada para Norte, será uma peça com falta de sol. Neste caso é preferível escolher tons quentes para alegrar e criar uma atmosfera mais luminosa. Cores amarelas ou alaranjadas são ideais para este tipo de dormitórios.

Com uma orientação para o Sul, as cores ideais são as frias: azuis, verdes e brancos. Estas cores vão permitir refrescar essa casa quente. Com a orientação para Este, são preferíveis os tons neutros (nata ou cinzento) e para uma orientação a Oeste, escolha cores frias ou neutras, como brancos ou cinzentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário