terça-feira, 15 de junho de 2010

Pequenas Dicas ùteis pra ajudar o planeta - ÁGUA

Esses dias, nas minhas raras folgas durante um afazer e outro escutei a Gisele Bundchen falar sobre seu blog, e venho pedir a todos que visitem e repassem as dicas do blog dela, pois é muito importante cada ser do planeta fazer a sua parte; Michael Jackson disse no ensaio do seu último show(confiram no DVD This Is It) "...que as pessoas ficam esperando pelos governantes para que haja uma mudança, para que algo seja feito, mas temos que começar a fazer essa mudança em casa, cada ser, cada casa, não devemos ficar só esperando, nós somos o mundo, nós estragamos o nosso lar, nós temos 3 anos pra mudar isso, antes que se torne irreverssível."
Todo mundo tem visto catástrofe em cima de catástrofe, e nós somos os maiores culpados, domingo O Faustão disse:" O ser humano é o único animal que destrói seu próprio habitat". Infelizmente isso é verdade. Mas quando as pessoas terão consciência disso? Quando não der mais tempo?
O que vamos deixar para nossos filhos e netos?

Reduza o tempo do seu banho

Você sabia que 15 minutos de banho com chuveiro elétrico consomem 153 litros de água? Se você reduzir o tempo do banho em 5 minutos, você economiza 51 litros de água por banho. Essa redução equivale a mais de 18 mil litros de água poupados por ano. Fonte: Planeta Sustentável

- Use vassoura e balde

Evite lavar calçadas e quintais com mangueira. Varrer dá o mesmo resultado. Se for inevitável use balde e vassoura. O gasto médio com mangueira é de 280 litros a cada 15 minutos de uso. Com balde, você gasta 20 litros, ou seja, a economia é de 260 litros a cada uso. Fonte: Planeta Sustentável

- Utilize a água da chuva

Ao molhar plantas, use o regador com a água coletada da chuva: o gasto é bem menor do que se você usar mangueira. Mas, se tiver um jardim grande, opte pela mangueira com esguicho-revólver: é mais econômica. Quer ver? Dez minutos com a mangueira normal, gasta cerca de 186 litros de água; já com a que tem esguicho-revólver, a economia é de 96 litros. Fonte: Planeta Sustentável

- Faça xixi no banho

Ao fazer xixi no banho você economiza 12 litros de água a cada descarga poupada. Com esse ato, em um ano, você economiza mais de 4 mil litros de água. Assim, você estará degradando menos a natureza e preservando os recursos naturais. Fonte: Campanha Xixi no Banho - SOS Mata Atlântica

- Seja criativo

Utilize uma garrafa PET cheia dentro da caixa de descarga. Assim, você estará economizando a quantidade de água da descarga relativa ao tamanho da garrafa. Por exemplo, um garrafa PET de um litro representa um litro a menos de água a cada descarga. Segundo pesquisas, uma pessoa utiliza 5 descargas por dia. Ou seja, você pode poupar mais de 1.825 litros por ano. Fonte: Eco Desenvolvimento

- Feche a torneira quando não estiver usando

Cada cinco minutos com a torneira aberta gasta em torno de 25 litros, quantidade suficiente para que uma pessoa beba a quantidade de água necessária em 12 dias. Assim quando escovar os dentes, fazer a barba e lavar o rosto, você estará gastando apenas 2 litros, em média e economizará cerca de 23 litros por dia. Fonte: Planeta Sustentável

- Não deixe as torneiras pingando

Nunca deixe a torneira pingando, pois o gotejamento rápido gasta, em média, mil litros de água por mês. Fechar a torneira direito e não deixar água escorrendo vai poupar mais de 12 mil litros de água por ano. Fonte: Planeta Sustentável

- Economia com aparelhos domésticos

Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. No caso de lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.

- Lave o carro a seco

Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros a cada lavagem. Procure no seu posto de gasolina ou no estacionamento do shopping, supermercado.

- Instale uma válvula na sua descarga

Instale uma válvula para regular a quantidade de água liberada no seu vaso sanitário: mais quantidade para o número 2, menos para o número 1!

- Regue as plantas à noite

Ao regar as plantas à noite ou de manhãzinha, você impede que a água se perca na evaporação e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas.

- Reuso da água

A água clorada que foi usada na desinfecção da caixa pode ser utilizada para lavar quintal e banheiros, por exemplo. A do banho do bebê também.

- Limpeza da caixa d‘água

Ela precisa ser limpa e desinfetada com cloro a cada 6 meses, usando escova de fibra vegetal ou plástico macio. Nunca use sabão, detergente ou outro produto químico.
Não se esqueça de verificar a bóia. Quando desregulada, pode provocar elevadas perdas de água pelo ladrão.

- No hotel, economize toalhas e lençóis

Você realmente precisa de uma toalha nova todo dia? Em hotéis, o hóspede tem a opção de não ter as toalhas trocadas diariamente, para economizar água e energia. Trocar uma vez a cada 3 dias já está de bom tamanho. O mesmo vale para os lençóis.

- Depende de você

A dengue (break-bone fever) é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que adora umidade e água parada.
Se você tem febre alta, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos e na cabeça, fraqueza e falta de apetite, cuidado: você pode estar com dengue. É fácil prevenir: não deixe água parada em vasos, pneus ou bacias.

- Água é tudo!

Não é porque três quartos de nosso planeta são cobertos de água que podemos desperdiçá-la. Muitas regiões do mundo já sofrem com a falta de água, enquanto a população do planeta aumenta a cada dia. Para termos uma idéia, uma pessoa pode passar 21 dias sem comer, mas apenas 3 sem ingerir água. Colabore! Confira nossas dicas para economia de água e contribua!

- Água na limpeza

Estar limpinho é muito bom, além de saudável. O que não é bonito é desperdiçar água. Não espere a escassez de água, comece hoje mesmo a economizar. Quer uma dica? Quando lavar seu quintal ou o carro, evite usar jatos d'água. Use um bom balde de água e você estará ajudando a todos.
Bjkas a todos e mude! Divulgue.

2 comentários:

  1. Oi Linda,Otimas dica muito obrigado por compartilhar.
    Você viu que me inspirei em você e pedi para meu marido fazer as prateleiras.
    Seu blog tem sempre muita coisa boa de se aprender parabens .Deus te abençoe sempre.
    Beijo lu

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, muito bom o puxão de orelha, já tenho algumas medidas para não gastar tanta água! Bjs

    ResponderExcluir