sexta-feira, 26 de março de 2010

Mais nutrientes nas cascas e nos talos


Cascas e talos de frutas e verduras podem entrar no preparo dos alimentos e também de sucos


Além de evitar o desperdício, algumas partes dos alimentos como talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa contêm fibras e podem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.

Siga algumas dicas:

1 - Os talos do agrião, por exemplo, contêm muitas vitaminas. Vale limpá-los, picá-los e refogá-los com o tempero de seu gosto, e ovos batidos.

2 - As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas.

3 - A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê.

4 - As cascas de frutas e legumes também estão da lista dos reaproveitáveis.

5 - As cascas da batata, depois de bem lavadas, podem ser fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.

6 - A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes.

7 - A casca da goiaba ou do abacaxi se transformam em sucos, batendo-as no liqüidificador, com um pouco de água. Outra sugestão é que a bebida pode, inclusive, ser aproveitada para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.

Vitamina: são substâncias orgânicas, presentes em pequena quantidade nos alimentos naturais, essenciais para o metabolismo normal e cuja carência na dieta pode causar doenças.

Refogado: uma das principais técnicas da culinária mediterrânia que os portugueses e espanhóis espalharam pelo mundo, durante o processo de colonização. É basicamente um molho feito com cebola e tomate, fritos em azeite ou óleo.

Reportagem do Correio Lageano de 20.05.2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário