sábado, 19 de setembro de 2009

Pintando Móveis em Casa





















Para mudar o que não se pode ou não se quer trocar, a opção é investir na pintura de móveis e de acabamentos da sua casa, como batentes, guarnições, rodapés, portas e portões, ou mesmo móveis já “batidos” de tanto uso, como aquela mesa velha de madeira que já perdeu todo o seu charme…

A tinta indicada para estas áreas é a esmalte, tipo ideal para pintura de superfícies de madeira e ferro.

Existem 2 opções de tinta esmalte:

*Esmalte sintético, a base de solvente (águaraz).

*Esmaltes a base de água.

No Brasil o sintético é o mais utilizado. Mas as vantagens do esmalte a base de água são muitas. Vamos a elas:

- a cor do esmalte é mais branca e não amarela com o tempo como a sintética, que em menos de um ano já começa a encardir;

- o tempo de secagem é muito menor: 30 minutos para o toque e 5 horas para a secagem final. Já o sintético leva 5 horas para o toque e 12 para a secagem final;

- é um produto não tóxico;

- não tem cheiro forte;

- não requer qualquer tipo de fundo especial para ser aplicado na madeira, metal, alumínio e galvanizado.

A única desvantagem é que a mão-de-obra é mais trabalhosa, uma vez que pede mais demãos para cobrir a superfície (é uma resina mais fina). O custo também é um pouco diferente: o galão de esmalte branco acetinado a base de água da Suvinil custa em torno de R$ 64,00 enquanto o galão do esmalte branco acetinado comum (a base de solvente) da mesma marca custa R$ 56,00.

Mas quem tem crianças em casa e quer qualidade, vale a pena pagar um pouco mais pela mão-de-obra e pelo material e garantir o branco por mais tempo e o cheiro por menos!

Como algumas pessoas sabem, estou com 3 móveis novos em casa de cores diferentes, um dourado(mesinha de ferro com abajour), um tabaco e um mogno. Estou doida pra pintar o dourado e o mogno de branco...Como vou pintar minhas janelas que são de ferro de branco, estava pensando em comprar esmalte a base d'água brilhante em galão de 3,600lts e pintar logo tudo... Pesquisa vai e pesquisa vem, copiei algo para vcs..."Comece removendo o verniz com um produto próprio, lixe e aplique um fundo branco (procure nas lojas de tinta). Só depois desse procedimento deve-se introduzir a tinta esmaltada."No meu caso, como colocarei só branco, nao precisa da base, é só dar duas demãos do esmalte.
Espero que gostem...me escrevam: cacaupocket@gmail.com

4 comentários:

  1. Vou pintar uma comoda de bege bem clarinho é quase branco, vc acha que será nescessário um fazer um fundo branco?
    O que posso usar pra tirar o verniz com mais facilidade?
    Estou grávida de 4 meses e estava procurando algum produto que não fosse toxico..amei a dica!!
    Brigadão

    ResponderExcluir
  2. Estou gravida de 5 meses e ganhei um berço antigo, porém belissimo,quero pinta-lo de azul!Adorei as dicas, principalmente de qual tinta usar!
    Brigada!
    By: Walita

    ResponderExcluir
  3. TENHO UMA COMODA E 2 CRIADOS QUE SAO DE MADEIRA GOSTARIA DE PINTAR DE BRANCO COM DETALHES EM DOURADO OU OURO VELHO,NAO SEI QUAL TINTA USAR

    ResponderExcluir
  4. Oi!! Encontrei seu blog e amei. Estou querendo pintar um móvel antigo de branco e ele é beje, será que preciso dar uma base ou pinto direto? e qual a tinta melhor? Sprey ou sintética com rolo? E tbm tenho 6 cadeiras de cor escura, como posso tirar a cor dela para pintar de branco. Já comprei o forro do assento.
    Por favor, mande a resposta o mais breve possível.
    Um abraço. Izabel - cezarizabel@hotmail.com

    ResponderExcluir